terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Quem nunca reclamou de dor nas costas?


A dor nas costas aliada ao resfriado está entre as principais causas das faltas ao trabalho. Embora parte das dores nas costas decorra de traumas no esporte ou acidentes, a forma como usamos o nosso corpo é fundamental. Ao ficarmos sentados durante horas, a parte superior do corpo se cansa e pode desenvolver inchaço nas articulações e tensão nos músculos.

Além do mais, muitos problemas nas costas são provocados por fraqueza nos músculos abdominais, sobrecarregando a coluna e os músculos dorsais, ocorrendo assim um desequilíbrio entre as musculaturas. Para fortalecer os abdominais, melhorar a postura e aliviar a pressão nas costas, é necessário substituir padrões repetitivos de postura e nos movimentos, por outros mais seguros para o organismo. Isso demanda tempo e esforço, pois envolve o desenvolvimento da consciência corporal.

O sistema Pilates foi criado para melhorar todos os aspectos da consciência corporal, ajudando a obter precisão no controle dos músculos, na coordenação e na fluidez dos movimentos. Dessa forma, ele é considerado completo para ajudar a superar a dor lombar crônica ou qualquer desconforto associado aos músculos, como os do pescoço e dos ombros. Muitos alunos que começaram a praticar Pilates, por causa de dor nas costas, já notam os benefícios de trabalhar com o princípio da estabilidade central (equilíbrio da musculatura lombar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário