terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pilates = tortura?


Durante a semana passada uma pessoa me procurou pedindo explicações sobre Pilates, além de comentar que os equipamentos parecem instrumentos de tortura.

Realmente, à primeira vista, os aparelhos utilizados no método podem até assustar um pouco, fazendo lembrar os instrumentos de tortura medieval. Porém, longe de aterrorizar os praticantes, as máquinas servem para auxiliar os alunos na execução dos movimentos durante as aulas que, geralmente têm a duração de uma hora. Ou seja, as molas são fixadas nas barras para auxiliar ou dificultar a execução dos movimentos, servindo assim para fazer exercícios de força, resistência, equilíbrio, alongamentos trabalhando membros superiores, inferiores e abdômen.

O método prioriza o desenvolvimento equilibrado dos músculos, o que aumenta a capacidade de movimento. Ainda, combina a consciência sensorial com o treinamento fisico, trazendo um equilíbrio mental. Joseph Pilates, seu criador, acreditava que a forma fisica ideal é a “conquista e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido, com uma mente sadia, totalmente capaz de realizar com prazer, naturalidade e tranquilidade as várias tarefas cotidianas”

Popular entre as celebridades internacionais, o Pilates também tem adeptas entre o rol de artistas brasileiras como Débora Secco, Luiza Brunet e Fernanda Paes Leme entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário